quinta-feira, 26 de maio de 2011

ENTREVISTA COM OS PROFESSORES

1)     Na sua opinião, o que deveria ser ensinado para os futuros administradores, durante a formação acadêmica, e não esta sendo aplicado nas redes de ensino superior, ainda?

O desenvolvimento de um ser humano competente para se relacionar com qualquer pessoa e em qualquer situação. Isto já vem sendo feito em poucas faculdades a exemplo da Faculdade da Cidade através da disciplina Educação Emocional, mas ainda é pouco, pois deveria acontecer no inicio, meio e fim do curso.


2)     O que o aluno deve aprender no primeiro dia de aula, levar com ele e estudar até o final do curso para ser um bom administrador?


 Em primeiro lugar aprender a ser Integro, em segundo ser motivado para a profissão e em terceiro buscar cada vez mais conhecimento. Isto porque conhecimento sem motivação não dá em nada e motivação sem integridade pode ser um desastre.


3)    Diante das exigências do mercado competitivo de todas as áreas de atuação do administrador, com toda evolução tecnológica e a globalização, o que mais tem contribuído para a boa formação do administrador?

Compreender as adversidades e as visões distintas do mundo e acompanhar a velocidade com que as coisas acontecem e, se possível, se antecipar aos acontecimentos.

4)    Qual a importância da sua matéria para a formação do futuro administrador?

Pesquisas têm mostrado que o aprendizado acadêmico é responsável por apenas 20% do sucesso do profissional. Os 80% restantes tem a ver com a sua capacidade de se relacionar consigo mesmo e com os outros. Estas competências são ensinadas na disciplina Educação Emocional.

 Abraços.
Gilson Vieira. (professor de educação emocional)











1) Na sua opinião, o que deveria ser ensinado para os futuros administradores, durante a formação acadêmica, e não esta sendo aplicado nas redes de ensino superior, ainda?

Não posso generalizar, até mesmo, porque não tenho conhecimento das grades curriculares e metodologias de ensino praticadas por todas as Instituições de Ensino Superior, mas sabemos que grande parte delas, ainda não exercita a prática da interdisciplinaridade e ensino centrado no aluno, o que, para mim, é indispensável, já que o mercado de trabalho cada vez mais valoriza o profissional multitarefa, exigindo deste, qualidades como, criatividade, proatividade, facilidade de trabalhar em equipe, perfil empreendedor e capacidade de liderança, qualidades estas, que não vejo como serem desenvolvidas, sem a prática de atividades que levem o estudante a enxergar a necessidade de conhecimento compartilhado e visão sistêmica no ambiente empresarial.

2) O que o aluno deve aprender no primeiro dia de aula, levar com ele e estudar até o final do curso para ser um bom administrador?

Além de aprender o significado da administração, funções do processo administrativo e papeis do administrador, entender a necessidade de que durante o curso precisa adotar uma postura profissional, buscando desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa com seriedade, entendendo que a responsabilidade pelo seu aprendizado não é apenas do professor, mas principalmente dele próprio. Para isto, ele deve buscar o conhecimento fora da Instituição, o que está cada vez mais fácil, já que o conhecimento está à disposição de todos, não só nas bibliotecas e livrarias que estão cada vez mais acessíveis, mas pela grande contribuição da tecnologia que nos permite estarmos conectados com o mundo e ao alcance de qualquer tipo de informação.   

3) Diante das exigências do mercado competitivo de todas as áreas de atuação do administrador, com toda evolução tecnológica e a globalização, o que mais tem contribuído para a boa formação do administrador?

O acesso à informação e ao conhecimento, conforme abordado na resposta da questão 2.

4) Qual a importância da sua matéria para a formação do futuro administrador?

A primeira observação que devemos fazer, é que a comunicação, ainda é vista por grande parte dos gestores, não como um investimento, mas, apenas, como custo, embora pesquisas tenham demonstrado que investimento em comunicação hoje é uma decisão estratégica e tem trazido alto retorno para as organizações.

Saímos da sociedade industrial nos moldes taylorianos, em que a comunicação não era prioridade e passamos para uma nova realidade: A Era da Informação e do Conhecimento, em que a relevância da comunicação na gestão organizacional é cada vez mais evidente e tem exigido dos administradores uma nova postura gerencial.

Uma prática organizacional que trate a comunicação de maneira integrada, objetivando a construção de uma visão sistêmica e compartilhada, que possibilite as mesmas percepções para os diferentes públicos estratégicos da organização é necessária e, para isto, deve ser uma preocupação das empresas e dos profissionais de administração, a implementação de sistemas de comunicação que deem conta do volume de dados, informações e conhecimentos gerados nos seus ambientes e contexto de atuação.

Considerando esta realidade e no sentido de dar a sua contribuição na formação do administrador, a disciplina comunicação organizacional aparece na grade curricular do Curso de Administração da Faculdade da Cidade do Salvador, com o objetivo de discutir as características das organizações desta nova era e demonstrar a importância de uma visão integrada da comunicação, apoiada na oferta de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Mais especificamente, a disciplina busca apresentar a comunicação como um dos principais meios de coesão e integração organizacional, descrever o processo de comunicação e a necessidade de integração e interatividade das comunicações internas, de marketing e institucional, apresentar as principais tecnologias e meios que podem dar suporte à comunicação e proporcionar condições para a melhoria da comunicação nas organizações.

Alberto (professor de comunicação organizacional)



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